segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UCA



“O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil”. 
Louvável iniciativa, não tenho dúvidas, muitos alunos serão beneficiados.
Assisti a alguns dias atrás narrativas de experiências de professores que trabalham em escolas que estão inseridos nos Programas Piloto do Uca, foi uma exposição de encantamento, me passaram a idéia de professores e alunos muito felizes com o uso das referidas máquinas.
Porém desde que saí da Sala onde aconteciam as narrativas das experiências, uma coisa ficou a martelar na minha cabeça: para onde irão estas máquinas depois de sucateadas, e seriam muitas, pois no meu entender elas devem ter vida útil, acredito que sendo bem otimista e com um bom serviço de manutenção, de três ou quatro anos. Não se transformarão estas máquinas, tão desejadas hoje, em um monte de lixo sem destino certo, como já acontece com o lixo eletrônico, que há poucos dias lotou um caminhão aqui na minha cidade?
Fico a perguntar, será mesmo necessária toda esta quantidade de computadores para termos um atendimento eficaz no uso das tecnologias em nossas escolas? Será que se usarmos com competência os já instalados computadores nos laboratórios de Informática das Escolas, com um bom serviço de manutenção das máquinas e com professores capacitados, não podemos ter um ensino com qualidade?
Não sou contra a Inclusão Digital, pelo contrário, acho muito necessária, mas temos que pensar na preservação de nosso Planeta, afinal educar também é cuidar do nosso ambiente.

Jocélia Aquino - professora - 29/08/11




Nenhum comentário:

Postar um comentário