segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Inclusão Digital


      Nossos alunos nasceram em época de clicar, não podemos ignorar isso. Mas infelizmente o acesso às tecnologias não estão disponíveis em todos os lares.
    Cabe à escola proporcionar aos alunos a inclusão às TIC( Tecnologia de Informação e Comunicação). Nós professores não precisamos dominar todas as técnicas no uso de computadores, precisamos nos despir da velha idéia de que somos donos do saber. Devemos buscar aliados junto com os próprios alunos e colegas professores.
    Quando o professor assume junto com os alunos a sua disposição para aprender com eles, mostrando caminhos, errando, acertando, vibrando na conclusão de uma apresentação de slides, ou diante de uma descoberta no uso das tecnologias, acredito que estaremos iniciando uma nova era na educação.
    Não podemos ter a pretensão de competir com a internet, nem vê-la como nossa rival, temos que tê-la como nossa aliada, nossa amiga que muito dá sem nada pedir em troca.
    Noto que para algumas pessoas, especialmente alguns professores, existe uma forte resistência às mudanças, mas elas são necessárias mais do que nunca, e estão acontecendo, independente de nosso querer, como dizia uma música de Elis Regina: “O novo sempre vem”.
    Tomo por base minhas próprias atitudes e observações e acho que é nato do ser humano resistir às mudanças, e isso não é privilegio dos adultos, tem muito jovem que não gosta de desafios, prefere a rotina, por onde ele possa caminhar sossegado, mas não percebe que se o novo não vem, começa a etapa do ficar velho, não é à idade cronológica que me refiro, acredito que ninguém quer ser chamado de velho, pois quem fica velho e não se abre para as mudanças, morre aos poucos.
    Minha proposta é: vamos nos desapegar, ter humildade, enfrentar os desafios, nos permitir errar, fazer de novo, rir de nossas falhas, compartilhar atitudes e descobertas, com certeza viveremos melhor e mais felizes, e faremos felizes aqueles que convivem conosco, afinal penso que viver é aprender sempre.
 Jocélia Aquino- professora - 21/08/2011
 

Um comentário:

  1. Parabéns!!!! Lindo texto.....é de professores como você que a educação precisa. Continue assim.

    ResponderExcluir