segunda-feira, 4 de julho de 2011

Responsabilidade do Fotógrafo



    O uso da Câmera Digital, como o uso de todas as mídias, requer que a pessoa, antes de mais nada, conheça seu equipamento, para que isso aconteça, devemos nos habituar a ler o manual, sempre que adquirirmos um novo equipamento.
    Ao adquirir uma câmera digital, muitas dúvidas surgem, e a principal delas é quanto ao números de megapixels, será que mais quantidade de megapixels significa maior qualidade das fotos?
    No caso do uso da Câmera Digital, quando vamos fotografar pessoas, animais, paisagens, etc. Precisamos nos inteirar dos recursos que dispomos em nosso equipamento para que possamos obter maior fidelidade com a imagem que queremos reter. Não basta sair tirando uma foto atrás da outra sem nos preocupar com o melhor ângulo e ver se a câmera está no modo correto para aquela cena, pois com essa atitude corremos o risco de tirar várias fotos tremidas, escuras, ou com outros defeitos que nem sempre podem ser corrigidos com o uso de programas de computador.
    Muito se ouve falar de casos de grandes eventos que caíram no esquecimento porque não foi feito o registro correto das fotos, ou até suponha-se que estivessem sendo feitos, porém, ao verificar as fotos observa-se que não se encontravam dentro dos padrões esperado, e como a foto é o único meio de eternizarmos momentos, só resta lamentar.
    O que quero alertar aqui é sobre a responsabilidade da pessoa encarregada de fazer a cobertura de um determinado evento, devemos ter claro que por trás de um fato, por mais insignificante que possa parecer no momento, muitas vezes com o passar do tempo, este registro pode vir, quem sabe, até a solucionar casos criminais ou trazer lembranças de momentos passados com pessoas, que já não se encontram em nosso meio.
    Temos que ter em mente que, quando lidamos com pessoas, lidamos com emoções, então, registrar momentos através de fotografias é uma grande responsabilidade e quando nos comprometemos em fazer fotos ou qualquer outro trabalho, vamos primeiro saber de nossas potencialidades, e ao assumir compromissos sempre tentar fazer o melhor possível.

                                                 Jocélia Aquino - 30/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário